Um dos assuntos mais frequentes e que estiveram muito presentes nas matérias de jornais de TV e sites nesses últimos anos, foi o da possibilidade de as pessoas em casa acabarem desenvolvendo Tendinite.
Essa preocupação aconteceu diante do comportamento das pessoas que tiveram que ficar a maior parte do tempo em casa durante a pandemia. E enquanto estavam em suas casas, muitos passavam o dia jogando videogame, seja no PC, console ou mesmo no smartphone.
Hoje esse assunto ainda é frequente e de importância redobrada, porque nos dias atuais jogar videogame se tornou uma modalidade esportiva, assim facilitando para os adolescentes e adultos passarem horas e horas todos os dias fazendo movimentos repetitivos e podendo adquirir essa inflamação.
Saiba agora tudo sobre o que é a Tendinite e como fazer para tratar e se precaver dos quadros mais graves!
O que é Tendinite?
A tendinite é a inflamação nos tendões, que pode ser causada por diversos motivos, mas a medicina aponta como causa principal desse processo inflamatório, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
Essa lesão ocorre quando repetimos os mesmos movimentos de forma incessante, como apertar os botões do joystick, digitar, manusear o celular e semelhantes . Ao praticar movimentos repetitivos sem um preparo ou de forma incorreta por muito tempo, algumas lesões nos tendões acabam surgindo.
Outras inflamações como Bursite | Tendinite | Síndrome do Impacto podem surgir em diferentes partes do nosso corpo. Por isso, é importante sabermos dos sintomas para identificarmos com mais agilidade e tomarmos providências a fim de iniciar o tratamento.
Sintomas da Tendinite
A dor é o sintoma mais forte da tendinite. Essa dor que ocorre na região da lesão e inflamação. Por exemplo, se você passou o dia inteiro jogando games na frente do PC e está com um dos pulsos doendo, você pode estar passando por um processo de tendinite. Outros sintomas são:
- Piora da dor ao movimentar o local afetado;
- Extensão do local de dor, que passa de uma região para a outra;
- Espasmos musculares;
- Inchaço no local onde está passando por dor, com sensação de queimação e cor avermelhada na pele.
Tratamentos
Para aliviar a dor de forma imediata, o tratamento inicial para tendinite se dá por analgésicos e anti-inflamatórios. Outra opção como primeiro socorro é utilizar gelo na região inflamada. Numa consulta, os médicos podem imobilizar a área afetada e indicar o uso de tipóias, talas ou gesso.
Quando em casos mais graves e crônicos, os médicos iniciam tratamento por sessões de fisioterapia.
Como evitar quadros graves
A única forma de evitar quadros graves da tendinite é fazer aquecimento e alongamento nas mãos e braços ou no membro que você irá utilizar muito durante aquele período em que fará movimentos repetitivos e que poderão gerar inflamação nos tendões.
O ideal é procurar a ajuda médica de um especialista para tratar de forma séria e não atrapalhar a recuperação do seu quadro de tendinite.